PROJETO DE INTERNACIONALIZAÇÃO
INFORMAÇÃO LUXUS
A LUXUS obteve aprovação à candidatura apresentada em 2016 aos Sistemas de Incentivos do Portugal2020, sendo o investimento, o incentivo aprovado, o período de execução e os objetivos, os detalhados em baixo:
1- Candidatura ao Sistema de Incentivos ao Internacionalização das PME:
a. Projeto: LUXUS EXPORTA MAIS (CENTRO-02-0752-FEDER-024662)
b. Investimento elegível: 131.969,50€
c. Incentivo/Apoio Não Reembolsável (FEDER): 58.328,78€ (FSE): 1.645,00€
d. Objetivo: Reforçar a competitividade das pequenas e médias empresas
e. Período de execução: 02-03-2017 a 01-03-2019
f. Descrição sumária:
Apesar do seu posicionamento distintivo, a empresa identifica empresas concorrentes, tais como as grandes empresas estrangeiras que vendem produtos com elevado valor acrescentado, assim como revendedores que vendem os produtos a um preço mais baixo mas que a nível de qualidade também são inferiores. Como a oferta de produtos de baixa qualidade é elevada, a LUXUS pretende dedicar-se a produtos de qualidade elevada, ou seja, os segmentos com maior poder de compra. No que concerne aos seus clientes, estes são: cabeleireiros, centros de estética e os revendedores.
Faz parte da estratégia da empresa a entrada em novos segmentos de mercado com maior poder de compra, tendo, por isso, como objetivo a diversificação dos seus produtos, pretendendo apostar no segmento dos cabeleireiros, estética e serviços de assistência. Pelo que, com este projeto a empresa pretende desenvolver a sua atividade exportadora e entrar em novos mercados internacionais (Bélgica, Luxemburgo, Países Baixos e Reino Unido), que valorizem altos níveis de qualidade, inovação, diferenciação e design dos produtos.
De modo a reforçar o seu posicionamento no mercado e aumentar a sua oferta e visibilidade internacional, foram desenvolvidos os seguintes objetivos estratégicos:
- Aumentar as exportações nos mercados onde já atuam e entrar em 4 novos mercados, de modo a aumentar a sua visibilidade;
- Melhorar a sua estratégia comercial e de marketing, nomeadamente a sua presença na web e notoriedade da marca; A empresa tem previsto um conjunto de ações de modo a desenvolver o seu marketing-mix e desta forma potenciar a sua atividade exportadora e, desta forma, concretizar os seus objetivos:
- Conhecimento de mercados externos: participação na feira internacional Salón Look Madrid em Espanha, que irá possibilitar o estabelecimento de contactos com potenciais clientes, conhecer as novidades do setor e aumentar a sua visibilidade através da divulgação dos seus produtos;
- Prospeção e presença em mercados internacionais: realização de viagens de prospeção para os mercados-alvo para abordar potenciais clientes, assim como promover e divulgar os seus produtos internacionalmente;
- Presença na web, através da economia digital: desenvolvimento do seu website, de modo a que esteja disponível em 4 línguas, permitindo um aumento da sua presença digital e interação com o cliente. Serão ainda desenvolvidos vídeos e catálogos dos seus produtos para divulgar na web.
- Marketing internacional: criação de catálogos físicos e o registo da sua marca a nível europeu, irá permitir aumentar a visibilidade internacional da empresa.
- Introdução de um novo método nas práticas comerciais ou nas relações externas: contratação de um técnico especializado para a área do marketing/comercial, que irá ter como responsabilidade a definição do marketing mix e concretização do plano de internacionalização.
Assim, com a execução deste projeto, a LUXUS aposta na inovação de marketing e organizacional, desenvolvendo novos modelos e processos de qualificação para a internacionalização permitindo aumentar a base e capacidade exportadora para novos mercados externos e reforçar os existentes. Aumenta a competitividade e a capacidade de criar riqueza.